quinta-feira, dezembro 18, 2008

Tiro ao alvo...

Foto: http://www.sitepopular.com.br


Não tem jeito... uma hora ou outra, alguém acaba se manifestando de maneira mais ofensiva, já que a maioria das opiniões expressas até agora não andaram sendo muito ouvidas em terras Iraquianas distantes.
Com toda a sinceridade que nos deveria ser característica...quem em sã consciência não adoraria ter feito o que este jornalista fez? Ok... digamos que sua atitude não tenha sido lá muito diplomática, muito menos digna de ser repetida por crianças como teor altamente educativo pelo mundo - ainda mais considerando que, em terras árabes, tiro ao alvo usando sapatos como "arma" é uma das piores formas de insulto que pode haver...ainda mais quando o "alvo" em questão é o sr-quase-não-mais-Presidente-dos-Eua-ainda-bem - mas convenhamos que não deve ser muito fácil ver a terra na qual você nasceu ser projetada para o mundo como foco de terroristas malignos. Em proporção bem menor, mas com teor tão prejudicial-irritante quanto, é quase como o que acontece com a projeção do Brasil lá fora. Por mais que essa visão venha mudando de uns tempos prá cá, os carimbos "favela", "samba", "futebol" e "Ronaldo" ainda são BEM marcantes no nosso passaporte.
Mas voltando ao caso do sapato e seu tão ilustre alvo. Alvo este que, diante de tamanha demonstração de revolta, só fez comentar: "o tamanho era 42", inclusive... fica bem difícil, na minha humilde opinião, definir quando o Patriotismo deu lugar à loucura; quando o envolvimento de vidas de milhões de pessoas (sejam iraquianos, americanos, civis, soldados e as famílias/amigos...) passou de necessário para inaceitável/sofrível... de quando aquela já falada "projeção" passou de prejudicial à "ameaçadora-temos-que-eliminar".
Acho que qualquer pessoa, mesmo sem grande entendimento político compreende que deter um poder tão grande nas mãos merece todo cuidado do mundo...ainda mais quando se trata das atitude vindas do "país mais poderoso do mundo"... com as "forças armadas mais bem treinadas do mundo"... enfim. Deter um poder tão grande nas mãos merece toda sensibilidade do mundo. E quando isso não acontece?
Sempre vai haver alguém que detém poderes tão grandes quanto esses. O poder de se expressar, de se fazer visto e ouvido. E ironicamente, em situações como esta, um sapato pode ser tão ou mais letal do que um rifle de guerra.

2 Comments:

Blogger Johnny Nastri said...

Eu juro que tentei não rir... Mas quando eu vi o 2° sapato quase arrancando o topo da cabeça do Bush, até sentei!

Mas é isso que acontece com pessoas que não lidam bem com o poder. E pelo visto não foi bem o Sr.War que surpreendeu os Iraquianos com a visita!!!

1:54 AM

 
Blogger Gianni Rodrigues said...

N'O Globo de ontem (21 de dez) o Veríssimo escreveu um texto sagaz sobre o Bush. Quem puder não perca.

Sobre a sapatada, um amigo meu comentou — o sapato não acertou porque estadunidense é perito em se intrometer nos países dos outros e depois "tirar o corpo fora"...

9:31 AM

 

Postar um comentário

<< Home